22 janeiro 2015

a saga do ninho...


Em relação ao ninho sempre tivemos intenção de comprar, embora fosse um encargo para a vida sempre quisemos uma coisa nossa, que se pudessem mudar muros e portas e paredes. Como tínhamos algumas exigências começamos a ver o quão difícil era encontrar algo que nos agradasse e ao mesmo tempo que estivesse dentro do nosso orçamento. Vai daí e começamos a procurar algo para arrendar. Mas o grande problema é que por esta zona arrendar um T1 (coisa que não queríamos) com condições mínimas habitacionais ficava no mínimo por 250 a 300€. Ora que esse era o nosso limite para prestação caso comprássemos! E comparando uma coisa e outra, sempre preferimos uma coisa NOSSA.

E vocês? Arrendavam ou compravam? Qual a opinião?

14 comentários:

Miss Purple disse...

Às vezes torna-se mais fácil arrendar.. para depois no futuro existir algum problema.
Agora vocês é que têm de decidir o que querem mesmo!

Jo disse...

Já não é nada mau... Por aqui anda tudo nos 400€ para cima... :/ Enfim.

Comprar ou alugar depende de muitos factores... Comprar é sempre uma garantia de que estamos a pagar por algo que vai ser nosso... Alugar pode ser menos "certo". Mas, por outro lado, também se torna mais flexível... caso haja algum problema... ou decidam mudar para outro lado ;)

Paulo Nunes disse...

Nós comprámos um T3 novo quando a minha 1ª filha ia nascer, e com as taxas que estão no mercado andamos a pagar cerca de 320 euros já com os seguros.
Se fosse agora.. seria muito mais caro.
Se queres um conselho.... começa pelo T1 arrendado. A nossa 1ª casa também foi um T1 num r/c :))) Só depois quando a vida estabilizou mais um pouco.. acabamos por comprar o T3.
A tua vida pode ainda dar muitas voltas... mudança de empregos... e depois ficas agarrada a uma casa que poderás nao usar totalmente, e ainda pagar uma renda noutro sitio sejas tu ou o teu namorado. Não te esquecas de IMI daqui a uns anos... taxas e taxinhas... é tudo a somar.
Qualquer coisa que precises diz :)

Ella disse...

Arrenda primeiro Orquidea porque não sabes as voltas da vida e ainda tens bebes orquideas e a casa é pequena demais. Depois "livrar-te" duma casa é sempre complicado :s
Junta algum, dá uma boa entrada para a casa dos teus sonhos quando já tiveres a vida mais definida. AInda são novinhos :D

Silent Man disse...

Neste momento, como o mercado está, não compensa comprar. Os bancos andam armados em Cofidis e as construtoras não têm condições de assegurar qualidade. Arrendar um T1 não muito caro e tal, é a melhor opção. Ao mesmo tempo, vai vendo terrenos. Podes achar um bom negócio e conseguir construir uma moradia a preço razoável para a descendência. Se não vires nada de jeito, espera um ano ou dois que a banca se restabeleça e depois sim, procura uma casa para comprar.

These are my five cents, of course. No final, a decisão é tua!

ML disse...

Por cá decidimos comprar, nunca pensei em arrendar na altura. Por tudo que mencionaste e porque há uns anos as taxas de juro e spreeds e afins compensavam.

C*inderela disse...

Antes de mais, parabéns pelo vosso ninho, é uma etapa importante e feliz nas nossas vidas ;)
Julgo que já tenhas o vosso ninho por isso essa questão agora já não seja importante, alugar ou comprar tem as suas vantagens e desvantagens e só vocês podem analisar as vossas condições e desejos futuros. Caso tenham comprado, apenas refiro que teria optado apenas por um t2, torna-se uma casa já para a vida - nunca se sabe como estarão as condições de mercado daqui a alguns anos; as finanças pessoais para pedir novo empréstimo e as condições de novos empréstimos; ou o desejo de ter filhos; assim ficariam já com dois quartos para necessidades futuras e poupariam dores de cabeça nas mudanças :P Mas qualquer lugar é bom para iniciar uma vida a dois e temos que ser positivos :)

Bjokas*

A. disse...

Eu iria preferir alugar, porque como já disseram, torna-se mais fácil vermo-nos livres da casa caso aconteça algo :)
Muito boa sorte nesta etapa!

Moa disse...

Se comprares e tiveres intenção de ter filhos mais tarde, não compres um t1, são difíceis de vender...muito fáceis de arrendar. Nós temos um arrendado, por 330euros com despesas incluídas mas queremos vender e não conseguimos (por um preço razoável)

Timido disse...

Eu comprei logo um T2, mas isso foi noutro tempo (ainda em solteiro)...
A verdade é que essa casa hoje está alugada, e apesar de não dar lucro paga-se a ela própria+despesas, mas esse encargo quando pensamos em comprar a casa para a familia complicou-nos muito as contas.
Nos dias que correm eu não compraria... Alugar seria certamente a minha opção, para um dia mais tarde, com a vida mais organizada, então pensar em comprar...

A Pimenta* disse...

Eu sempre quis comprar casa e foi isso que aconteceu há cerca de três, antes de casarmos. Foi amor à primeira vista! Sabemos que temos um encargo mensal que irá estender-se durante muitos anos, mas sabemos que estamos a pagar uma coisa que será nossa. Agora atenção: nós compramos casa numa altura em que tudo ajudou. Agora os spreads estão altíssimos, por causa das taxas de juro estarem em baixa, mesmo que os bancos não queiram dizer tal coisa. Tudo depende do montante a pedir ao banco.

Um Mundo a Três disse...

Quando há possibilidades, é preferível comprar, mas depende sempre da situação de cada um e cada um sabe de si :)

Cátia disse...

Para começar, prefiro arrendar. Nunca se sabe para onde temos de ir trabalhar. Eu trabalho em Turismo e ele é de Engenharia (civil e mecânica). O mais provável é, daqui a uns dois ou três anos, irmos para o estrangeiro e por isso não faz sentido comprar casa agora.

Inspired disse...

Arrendava para começar. Agora os imóveis estão muito baratos, mas os empréstimos impossíveis!...