27 março 2014

a sociedade


Tenho-me questionado várias vezes se esta sociedade está a desenvolver-se ou a regredir...
A sociedade criou um estigma de que os licenciados recebem mais, toda a empresa tem medo de contratar um licenciado por não querer pagar o ordenado que lhe compete, no entanto esquecem-se que nesta altura as pessoas estão dispostas a receber um pouco menos em troca de um posto de trabalho. Não contratam licenciados para trabalhar numa máquina na zona de produção, sabem que um dia esse alguém irá sair para um emprego melhor, na área para a qual estudou. Questiono-me se valeu a pena gastar dinheiro em 3 anos de estudo profundo, 3 anos que fazem o orgulho de uma pessoa por puder dizer "sou licenciado"...

Não passei por nada deste problema, felizmente! Mas vivo isto de perto, isto é o meu dia-a-dia neste último ano e meio, ele enviar currículos a tudo o que encontra e não receber respostas nem chamadas! É um desespero e uma frustração querer sair de casa, querer andar para a frente com a vida e ter isto pendente! Andar a adiar sonhos e metas...só porque ninguém está disposto a dar-lhe emprego...

Isto é realidade do meu dia, é a realidade em que vivemos!

11 comentários:

A Gata de Saltos Altos disse...

Por acaso, também tive sorte. Mas nos dias que correm, acho que estamos dispostos a sujeitar-mo-nos ao que for, para ganhar dinheiro e poder fazer vida.
Mas não deixa de ser triste uma pessoa estudar anos, gastar dinheiro e mais dinheiro na formação, para depois ir ganhar uma ninharia. Isso também é frustrante. Mas entre ganhar pouco ou nada, que se ganhe alguma coisa.

Beijinho e boa sorte para ele *

http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

Jo disse...

É realmente complicado. E já vivi algo semelhante, apesar de em condições diferentes. Boa sorte para ele!

Opinante disse...

É tão complicado :(

Aricia disse...

É triste :( Mas não podem desistir!

Ella disse...

Pois actualmente as coisas tão dificílimas... é tudo saturado de pessoas, dizem eles... mas quem lá fica fica a trabalhar por mais... Eu não entendo porque temos de ser nós a pagar por um buraco orçamental sobre o qual não nos pediram qualquer opinião. Endividam-se para ser eleitos, passam o mantado a cortar. sempre o mesmo ciclo e quem paga é o povo... a sério Este ano só voto num partido grande se souber que outro que não quer está em vantagem.... credo!! Isto é correr connosco do nosso proprio pais.

Miss Purple disse...

É super frustrante...eu posso dizer que fiquei arrependida de ter andado para a frente com o curso, mas pronto, foram 4 anos e apenas 1 desempregada.
Até agora tá a correr bem, a ver vamos.
Pensamento positivo !!!

Sónia TM disse...

Não está nada fácil, desojo-te força ,)

Sónia
Taras e Manias

Paulo Nunes disse...

Amiga, parece que esse teu problema ainda continua! Vais ver que ele vai conseguir qualquer coisa, nem que seja temporario.
Mas nem uma chamada para entrevista? nadinha mesmo? será que ele tem o seu CV feito de uma maneira que as pessoas nao gostam? ou a carta de apresentação estar escrita de uma forma não convencional?
Pá...quando a estratégia não funcemina, algo tem que ser alterado. e ir entregar pessoalmente os cv's? dar a cara vale muito.
não sei.. estou para aqui a falar e o teu nino ja deve ter feito isso tudo!
continuação de boa sorte!! bjs

Moa disse...

Como compreendo. Beijinho

Suricate disse...

Sei bem do que falas...conheço muito licenciado que se sujeita ao que for...porque ninguém se pode dar ao luxo de ficar à espera do emprego que merece...
E também conhço muuuiiito de perto a realidade do desemprego na camada mais jovem...é um desespero...mas ele tem-te a ti! Sei que não vão desistir! Jinhoooooossss e a melhor das sortes!

PT disse...

E pode perpectuar-se por anos.
Assim que encontrarem estabilidade, mesmo não gostando, agarrem com os dentes.

Já faz muito tempo que entendo aquelas pessoas que acham que um bom emprego é qualquer coisa no estado. Emprego fixo, com garantias e garantido como esse só mesmo com cunhas para arranjar. Tá tudo muito difícil, nem em fábrica contratam.